segunda-feira, 8 de junho de 2009

Vais votar? Hoje não.

Pois, foi o que me responderam quando perguntei a alguém se ia votar. Olha vai amanhã então!!

Sendo este país à beira mar plantado uma tão jovem democracia, e sendo eu nascida e vivida pós 25 de Abril, ou seja, não sei o que é viver uma ditadura, mas ouço falar de "antes do 25 de Abril...", como ia dizer, faz-me confusão o menosprezo do direito ao voto.

Europeias: "Eles querem todos ir para lá", ou "Eles não fazem nada por nós"

Mas e que tal votar em alguém com quem nos identifiquemos? Algum partido com o qual partilhemos ideiais? Esses eurodeputados estarão lá não para inglês ver, mas porque cada vez mais obedecemos a directrizes comuns europeias e serão tão importantes como votar para o próximo presidente da Junta.

Mais de 4% votaram em branco. Sim isso para mim é um voto de protesto. Não há identificação e partilha de valores possível do eleitorado com os partidos e representantes. As pessoas que votam em branco demonstram insatisfação e esse protesto é significativo.

64% abstinência: Isso já é demissão de um dever cívico. Reclamar, simplesmente não têm direito a tal.

E eu que andei a perguntar como é que as pessoas que estão hospitalizadas fazem para votar!
Não votam. Eu devo pensar que são todos como eu.

Sem comentários: