segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Abono de família e outros que tais

Este mês de Setembro do ano da graça de dois mil e dez recebi uma carta da Segurança Social para no período de 10 a 30 de Setembro fazer prova dos meus rendimentos. Os felizes contemplados com esta carta são pessoas que auferem de abono de família (o meu caso) Rendimento Social de Inserção e Subsídio Social de Desemprego. Ora isto começa bem, todos os contemplados devem fazer prova através da Segurança Social Directa. Acho bem que assim seja poupa-se tempo escusa-se de ir para filas, no entanto não estou a ver todos os que auferem deste subsidio a receber as respectivas senhas e a saber navegar na internet... mas alguém lá irá ajudar.
Estava então eu a preencher o respectivo questionário e quando dei por mim achei bem dentro do meu intimo que ia perder o direito aos 22€ da minha filha. Entrei em pânico! Como é que eu iria sobreviver sem essa quantia?! (Sarcasmo)
Bem, mas porque é que entrei em pânico perguntam vós. Lá para o meio tinha uma pergunta sobre as nossa contas bancárias a 31 de Dezembro de 2009. Contas a ordem, a prazo ou em que apenas sejamos co-titulares. Soma tudo e chapa lá o valor. Assim à primeira vista senti-me rica, o que não é o caso... Era mês de subsídios de Natal e cá por casa temos um pé de meia para uma emergência. (presa por ter cão presa por não ter)
De acordo com a lei, quem tiver mais de 100 mil euros não pode beneficiar de Rendimento Social de Inserção, leram bem, 100 mil euros, eu não me enganei.
Infelizmente não é o meu caso senão tinha vergonha e não vinha para aqui reclamar, mas cheira-me, só cheira-me que irei para o último escalão e adeus 22€!!
Que há muita gente a beneficiar de pensões (leia-se RSI) e com cabedal para alombar, isso todos sabemos, mas esta invasão de privacidade, a SS reserva-se ao direito de cruzar dados com o Banco de Portugal, deixa-me assim a atirar para o doente. Quanto ao abono de família apetece dizer que não serve para nada, que mais valia não nos darem nada, mas a verdade é que sendo um direito e estando eu abrangida pelo mesmo vejo-me obrigada a permitir esta invasão ou não poderei beneficiar do mesmo, ainda que sejam apenas 22€. São meus.
Como dizia o outro: "Não sei se morra não sei de desmaie"!

1 comentário:

Medeia disse...

Eu fazia o mesmo... Eu ando numa fase de teoria da conspiração, que tudo o que o Governo faz tem uma pretensão maior. Julgo que a intenção seria retirar o maior número de abonos e rendimentos sociais, ora por falta dos dados exigidos por parte dos que os auferem, ora por não cumprirem o parâmetros. Se os cumpres, reclama os teus 22 euros e guarda-os debaixo do colchão, daqui a nada tens os 100 mil euros e o Governo não sabe de nada! AHAHAHA