quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Mais uma vez...

A violência doméstica.
Se há tema que me deixa fora de mim é esse. Não, não passo por ele, não tenho ninguém da família que passe ou tenha passado por ele, não tenho amigas que passem ou assumam passar por ele. Simplesmente sou mulher e a solidariedade feminina existe para alguma coisa. E já sei que também há homens vítimas de violência doméstica, mas quer queiramos quer não em qualquer sociedade as primeiras vítimas são sempre as mulheres e as crianças.
Quando me dizem que se estivesse sob ameaça ou que ameaçassem a minha família me iria sujeitar a qualquer tipo de violência, seja verbal ou física, isso só prova como a nossa sociedade ainda está doente. Não, não me sujeitava a nenhum tipo de violência mesmo que estivesse sob ameaça. Porquê? Perguntais vós.
Porque as vítimas de abuso são mulheres que o permitem. O abuso não começa com chapadas. O abuso começa pelo rebaixamento. Começa pelo chamar nomes.
Começa por a mulher acreditar naquilo que lhe chamam. Depois há um estalo porque respondeu torto. Há outro estalo porque a refeição não estava pronta. A mulher perdoa. A mulher acha que ele tem razão.
Depois apanha porrada e vai para o hospital porque chegou tarde a casa. A mulher perdoa. A mulher acha que ele tem razão. Há um escalar de violência, mas a mulher perdoa. Perdoa porque acredita que ele gosta dela, que mais ninguém irá gostar dela.
Se as mulheres viessem embora a partir do momento em que as rebaixam seja de que forma for, a violência doméstica não existia.
Por isso, nunca irei ser vítima de violência doméstica.
Auto-estima precisa-se!

Sem comentários: