quinta-feira, 3 de setembro de 2009

On / Off

Eu tenho uma capacidade, que para algumas pessoas mais conectadas com o mundo, pode ser vista como um dom.
E qual é essa capacidade / dom perguntais vós?

Eu “desligo-me”!

É verdade. Eu consigo fazer de conta que estou a ouvir alguém, quando na verdade estou a anos de luz daquilo que estão a dizer. Creio que há várias pessoas com essa capacidade / dom, outras, aquelas que não o têm confessam-me muitas vezes que gostavam de ser assim.

Quando é iniciada uma conversa, evidentemente que estou a ouvir, mas se denotar que dali não sairá nada de interessante, começo a entrar em piloto automático, isto é, o corpo emite sinais de que estou a ouvir o que estão a dizer, reagindo com sorrisos, ar de surpresa, etc. mediante o tom, mas na verdade é mais “blá blá blá whiskas saquetas”. Muitas vezes aproveito estes escapes mentais para planear o jantar, pensar que cor é que ficaria bem no meu cabelo, pensar naquelas botas que vi na montra, etc.

Vantagens de ser assim:
- Tenho mais tempo para pensar;
- Não tenho que aturar o que dizem e passo por ser uma pessoa simpática que até “ouve”;
- de momento não me ocorre mais nada…

Desvantagens de ser assim:
- Se entrar num piloto automático profundo, o corpo começa a denotar cansaço e posso ser desmascarada;
- Posso perder algumas histórias até bem interessantes no período de piloto automático profundo;
- Posso parecer incoerente…

Ser assim pode não ser um mar de rosas, pode até criar alguns dissabores, mas também posso dizer que já fui feliz por “deixar de ouvir” certas pessoas!
Charlize Theron

1 comentário:

Isabel Costa disse...

Povo da blogosfera, é a mais pura verdade, que dom esta miúda tem para o piloto automático! Acho que vou adoptar esta técnica para ver se deixo de ouvir o que não interessa e ser mais feliz...