quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Família

Longe de mim fazer uma análise sociológica do conceito de família e respectiva evolução, nada disso, apenas quero realçar e salutar a diferença que existe hoje em dia entre as várias famílias.
Que a mulher saiu de casa, já todos sabemos. Por norma a mulher trabalha, muitas por opção, outras por falta dela. Felicito aquelas mulheres, que nos dias de hoje têm a coragem (sim é preciso coragem perante algum feminismo exacerbado), de dizerem que até gostavam de estar em casa a criar os filhos, que aquilo que gostam mesmo é de serem mães. Eu pessoalmente acredito, que a mulher é a parede mestra de uma casa e poucas pessoas, homens incluídos, devem-me contrariar.


Quanto às famílias:
Há famílias numerosas, há famílias que são apenas o casal, (por casal refiro-me também a pessoas do mesmo sexo), há famílias que são um grupo de pessoas sem laços de sangue, há famílias monoparentais, há famílias alargadas…

Perante tão evidentes diferenças daquilo que é a “instituição família”, acho que não devemos ter a pretensão de afirmar que o objectivo da constituição de família é apenas a procriação*. Há famílias que não o desejam. Não devemos ter a pretensão de afirmar que apenas quem está unido pelos sagrados laços do matrimónio é que está junto de facto! E os que estão unidos de facto estão a brincar aos casamentos.

O importante é sabermos que a família está lá para o que der e vier, seja ela como for!

Família Adams


* Foi mais uma pérola da Nelita. Já foi há uns dias, mas hoje é que me deu para escrever sobre isso.

Sem comentários: