quinta-feira, 16 de julho de 2009

Homens e Mulheres

Não pretendo discorrer sobre diferenças genéticas, biológicas, psicológicas e afins, mas que há coisas engraçadas há:
Li algures, acho que foi na Máxima (essa Bíblia do mundo feminino) que os Homens de facto têm algumas limitações em relação às mulheres. Não estou a falar em níveis de inteligência ou desenvoltura, mas sim limitações no que respeita à percepção do espaço envolvente e percepção daquilo que os outros pensam. Uma limitação que me chamou a atenção é a incapacidade de fazer mais do que uma coisa ao mesmo tempo, inclusive manter uma conversa minimamente coerente com alguém e conseguir ouvir o que o vizinho está a dizer. Isso é do domínio das mulheres, os homens simplesmente não chegam lá…
Aparentemente há estudos que explicam esse facto. Tudo remonta ao tempo das cavernas… é verdade! Isto porque o mulherio naquela altura desenvolveu uma capacidade de olhar periférico para poder olhar pelas crias enquanto fazia o refugado. Lá está: cozinhar e tomar conta das crianças, que deviam ser mais que muitas. O Homem? Estava a caçar… Difícil!
Além disso, as mulheres, cujo espaço territorial se resumia à casa, ou melhor, à caverna, aprenderam a descodificar expressões faciais, através da observação dos próprios filhos, provavelmente daí vem o tão afamado 6º sentido feminino, isto porque algumas palavras que saem da boca de algumas pessoas não correspondem à verdade e conseguimos captar isso através da observação. Desenvolveram a linguagem muito melhor que os homens, daí terem fama de tagarelas. Eles na caça não deviam falar muito…
Mas nós também temos limitações em relação aos homens, pois claro que temos! Por estarmos confinadas à caverna não desenvolvemos destreza física nem capacidade de orientação como os homens que andariam lá nas caças. Daí nos dias de hoje serem eles que abrem os frascos da maionese quando nunca foram abertos, mudam os pneus do carro e insistem em não ler mapas, porque sabem o caminho e se porventura se perderem não conseguem admitir.
Como seriam os dias de hoje se no tempo das cavernas os papéis tivessem sido invertidos?
Seriam assim, mas demoraria menos tempo a chegar aqui. Hoje em dia as mulheres fazem tudo o que era única e exclusivamente do domínio masculino e os homens já entram e dominam o mundo feminino. Estamos cada vez mais iguais, no entanto, ainda há coisas do tempo das cavernas que se vê por aí! Ai vê-se vê-se!

Sem comentários: